domingo, 3 de março de 2013

Chia e seus benefícios


A chia é a semente da vez. Além de trazer muitos benefícios para a saúde ainda pode ajudar a emagrecer. Vamos conhecer os benefícios da chia e as sugestões de uso?

Caracteristicas nutricionais e benefícios:
 
Ômega 3: A semente da chia é uma das mais ricas fontes conhecidas (tanto entre as vegetais quanto entre as animais) do ácido alfalinolênico, um dos ácidos graxos classificados como ômega 
Cálcio: cinco vezes a concentração do mineral encontrada no leite de vaca.
Magnésio: 100 gramas da semente de chia pode conter o mesmo que 200g do mineral presente em nozes ou 1,6 kg de brócolis, por si só considerados alimentos ricos no nutriente.
Manganês e fósforo: 100 gramas de chia contêm 108% do manganês e 95% do fósforo demandados por um adulto numa dieta de 2.000 calorias/dia. 
Proteínas: 15% da composição da chia é proteica, sendo seus aminoácidos, em conjunto, formadores de alto valor biológico. Apenas 28 gramas da semente fornecem 9% da proteína que um adulto demanda, em média.
Fibras: a alta concentração de fibras alimentares (38 gramas a cada 100) faz da chia um aliado do emagrecimento e na boa digestão.
Antioxidantes: a presença do flavonoide kaempferol e, em menor quantidade, os ácidos cafeico e clorogênico presentes provêm à chia efeito antioxidante comparável ao que apresenta o Trolox, antioxidante comercial da Hoffmann–La Roche.

Sugestões de uso:
A chia pode ser encontrada em três formas: sementes (grãos), óleo ou farinha. Independente da maneira que você prefira usar, a indicação é uma colher rasa de sopa meia hora antes das principais refeições. É válido ressaltar que a chia é um alimento com alto valor calórico, e por consequência,  o excesso pode levar ao ganho de peso, portanto se sua intenção for combater as gordurinhas, fique atenta à quantidade.

Selecionamos um vídeo com algumas receitas que podem ser feitas com chia, confiram:

Agora que vocês já conhecem os benefícios dessa semente, que tal incluí-la na alimentação?

Fonte: Wikipédia

2 comentários:

  1. Eu uso o produto e gosto muiro. Coloco uma colherzinha de café todos os dias no Iorgute. Não sabia que tinha tanta coisa boa. obrigada pela dica.
    Bjãooo
    Lina Alves de Arruda

    ResponderExcluir
  2. eu tomo com iorgute e fruta picada adoro

    ResponderExcluir