domingo, 24 de novembro de 2013

Cores no prato

Vocês com certeza já devem ter visto na televisão algum nutricionista falando assim: "quanto mais colorido for o prato melhor. E a história é verdadeira!


Investir em alimentos coloridos garantem uma boa nutrição, afasta doenças e ainda emagrece. Os alimentos estão divididos em 6 grupos de cores, são elas:

Vermelho
Os alimentos vermelhos são ricos em licopeno, um pigmento natural responsável pela cor avermelhada. O pigmento garante a proteção antioxidante, ajuda na prevenção do câncer de bexiga, mama e auxilia no combate ao colesterol.

Alimentos indicados: Tomate, melancia, goiaba, caqui, pimentão vermelho.



Verde
Os alimentos em cor verde protegem o coração, desintoxicam as células, inibem os radicais livres, têm efeito anticancerígeno e ajudam o fígado a eliminar toxinas.

Alimentos indicados: Ervas, folhas e pimentão.



Branco
Os alimentos brancos são fontes de cálcio e potássio. Além disso, possuem propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas. Os brotos são fontes ricas em enzimas naturais que ajudam na digestão, além de serem ricos em diversos nutrientes como magnésio, zinco, cobre, cálcio, ferro, vitamina C e fibras alimentares. 

Alimentos indicados: Couve–flor, cebola, nabo, alho poró, nirá, palmito, aipo e repolho, broto de bambu, brotos de feijão.



Amarelo
Esse grupo de alimentos contém nutrientes antioxidantes e anticancerígenos além de conter substâncias que auxiliam no processo de cicatrização.

Alimentos indicados: Laranja, mamão, manga, pêssego, damasco, milho, abacaxi, carambola, entre outros.



Roxo
Os alimentos arroxeados são fontes de antocianinas, substâncias que impedem a oxidação do LDL colesterol (colesterol ruim) nas artérias, protegendo o organismo de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).  As antocianinas têm ação anti-inflamatória e protegem as conexões cerebrais e a memória.

Alimentos indicados: Berinjela, cebola roxa, repolho roxo, ameixa e rabanete. 



Marrom
São alimentos ricos em fibras alimentares e vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento intestinal, na redução dos níveis de colesterol e triglicerídes e a manter estável a glicose sanguínea. Além do mais, existem estudos que mostram que os alimentos marrons têm substâncias que atuam no combate à ansiedade e a depressão.

Alimentos indicados: Aveia, nozes, castanhas e cereais integrais.



Agora que vocês já sabem a importância dos alimentos coloridos, que tal adotar a prática de fazer pratos bem coloridos e começar a sentir os benefícios na pele? Depois voltem pra contar pra gente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário