domingo, 24 de novembro de 2013

Cores no prato

Vocês com certeza já devem ter visto na televisão algum nutricionista falando assim: "quanto mais colorido for o prato melhor. E a história é verdadeira!


Investir em alimentos coloridos garantem uma boa nutrição, afasta doenças e ainda emagrece. Os alimentos estão divididos em 6 grupos de cores, são elas:

Vermelho
Os alimentos vermelhos são ricos em licopeno, um pigmento natural responsável pela cor avermelhada. O pigmento garante a proteção antioxidante, ajuda na prevenção do câncer de bexiga, mama e auxilia no combate ao colesterol.

Alimentos indicados: Tomate, melancia, goiaba, caqui, pimentão vermelho.



Verde
Os alimentos em cor verde protegem o coração, desintoxicam as células, inibem os radicais livres, têm efeito anticancerígeno e ajudam o fígado a eliminar toxinas.

Alimentos indicados: Ervas, folhas e pimentão.



Branco
Os alimentos brancos são fontes de cálcio e potássio. Além disso, possuem propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas. Os brotos são fontes ricas em enzimas naturais que ajudam na digestão, além de serem ricos em diversos nutrientes como magnésio, zinco, cobre, cálcio, ferro, vitamina C e fibras alimentares. 

Alimentos indicados: Couve–flor, cebola, nabo, alho poró, nirá, palmito, aipo e repolho, broto de bambu, brotos de feijão.



Amarelo
Esse grupo de alimentos contém nutrientes antioxidantes e anticancerígenos além de conter substâncias que auxiliam no processo de cicatrização.

Alimentos indicados: Laranja, mamão, manga, pêssego, damasco, milho, abacaxi, carambola, entre outros.



Roxo
Os alimentos arroxeados são fontes de antocianinas, substâncias que impedem a oxidação do LDL colesterol (colesterol ruim) nas artérias, protegendo o organismo de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).  As antocianinas têm ação anti-inflamatória e protegem as conexões cerebrais e a memória.

Alimentos indicados: Berinjela, cebola roxa, repolho roxo, ameixa e rabanete. 



Marrom
São alimentos ricos em fibras alimentares e vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento intestinal, na redução dos níveis de colesterol e triglicerídes e a manter estável a glicose sanguínea. Além do mais, existem estudos que mostram que os alimentos marrons têm substâncias que atuam no combate à ansiedade e a depressão.

Alimentos indicados: Aveia, nozes, castanhas e cereais integrais.



Agora que vocês já sabem a importância dos alimentos coloridos, que tal adotar a prática de fazer pratos bem coloridos e começar a sentir os benefícios na pele? Depois voltem pra contar pra gente!


domingo, 10 de novembro de 2013

Whey Protein - O que é e como tomar

















O que é Whey Protein?
Whey Protein é a proteína do soro do leite extraída durante o processo de transformação do leite em queijo. Além de ser uma proteína de qualidade e rápida absorsão o Whey Protein possui altas quantidades de aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que o nosso organismo não produz, mas que necessita para formar estruturas.
Seu valor científico é comprovado já há alguns anos. E não somente para o ganho de massa muscular, mas também para melhorar a imunidade.


Tipos de Whey Protein
Whey Protein não são todos iguais, eles variam quanto à concentração de proteínas, processo de extração, qualidade de absorção, fabricante e preço. Veja abaixo quais são os tipos e suas vantagens:

Whey Protein Concentrado:
Esse tipo de Whey é o mais comum e mais barato do mercado. É extraída do soro de leite através de uma filtração mais leve como a microfiltração. Possui uma concentração de proteínas que varia de 70% a 80% dependendo do fabricante e tem pouca lactose (4% a 8%). A absorção desse Whey é mais lenta se comparado a outros tipos, isso porque ele tem outros componentes além de proteína que atrasam a sua digestão.

Principal vantagem: Preço barato.

Whey Protein Isolado:
 O Whey isolado é um produto com mais qualidade devido ao seu processo de extração por troca iônica. Ele apresenta até 95% de concentrado de proteínas, tem pouquíssima ou nenhuma gordura e carboidratos, sendo uma opção interessante para quem quer emagrecer. Além disso, sua absorção é superior quando comparado ao Whey concentrado. Devido esses fatores, ele é mais caro.

Principal vantagem: Alta concentração de proteínas.
Principal desvantagem: Preço caro.

Whey Protein Hidrolisado:
Outro Whey de qualidade e um pouco mais caro do que os outros. É extraído através de um processo chamado hidrólise enzimática. Isso faz com que ele tenha mais proteínas alcançando a concentração de até 92%. Sua Absorção é o melhor de todos os Whey, pois seu processo de extração deixa a proteína em cadeias menores ainda, tornando-o praticamente digerido.

Principal vantagem: Absorção muito rápida.
Principal desvantagem: Preço caro.


Como Tomar?
O melhor horário para se tomar o whey protein é imediatamente após o treino, pois é nesse momento que as suas células musculares estão iniciando o processo de reparação e de multiplicação das miofibrilas que é importante no ganho de massa muscular. 


Afinal, Whey engorda?
Não! Se tomado da forma correta não engorda, pelo contrário, pode ser um ótimo aliado no emagrecimento já que ele sacia a fome.


É isso pessoal, espero que tenham gostado das dicas, em uma próxima oportunidade vamos trazer dicas de como escolher o seu Whey, então fiquem ligados aqui no blog!
Abraços a todos!