terça-feira, 16 de outubro de 2012

Yôga! Beneficios e posturas básicas


Oi pessoal, todo mundo já ouviu falar em yoga não é mesmo? Mas, vocês sabem qual os benefícios dessa prática?
Os benefícios são muitos, não é a toa que esse exercício é praticado em muitos países e faz muito sucesso. 

Os principais benefícios da yôga se praticados regularmente:
 
 
1.     Cultivar e conquistar boa saúde.

2.  Ultrapassar ou aliviar asma, diabetes, dores nas costas, excesso de peso, desordens do aparelho digestivo, melhoria do sistema cardiovascular, do funcionamento das glândulas endócrinas e ser utilizada como terapia de apoio para inúmeras enfermidades. O benefício para o sistema nervoso e o cérebro é inigualável.

3.  Aprimoramento de nossa condição estética pela pele, definição corporal e semblante pessoal. Podemos trabalhar o corpo de maneira localizada sem o risco de se desenvolver volumes desnecessários de musculatura, que tendem a se tornar um fardo para o coração e a se transformarem em gordura com o tempo, acelerando o processo de envelhecimento do corpo. E o melhor, podemos trazer de dentro e incorporar em nossa fisionomia a nossa insondável beleza interior.

4.   Aliviar ou eliminar gradativamente as causas que apóiam as manifestações de males que possuam fundo mental ou emocional, estima-se que 80% dos problemas de saúde se encontram nesta categoria, conhecidos pelo nome de problemas pisco- somáticos.

5.     Desenvolver a força de vontade.

6.     Experimentar a expressão real de nosso potencial humano latente.

7.     Melhoria do relacionamento humano.

8.     Aprimoramento eficaz e intenso de nosso intelecto, concentração e memória.

     9.     Auto-conhecimento e paz interior.
  
    10.    Alívio do estresse.


3 posturas básicas da Yôga:



Shirshasana
Considerado como o "Rei dos Asanas" os seus benefícios principais são proporcionar descanso ao coração e sistema circulatório; aumento do fluxo sanguíneo rico em nutrientes e oxigênio para o cérebro, coluna dorsal e sistema nervoso simpático; alívio da pressão lombar; melhoria da concentração e da autoconfiança.
  

Sarvangasana
O principal benefício é o de estimular e equilibrar o funcionamento da tireoide e paratiroide. Fortalece a garganta e região torácica, alonga a região cervical bem como os músculos dos ombros.
Halasana
Proporciona um excelente alongamento de toda a coluna aumentando a sua flexibilidade. Os músculos das costas, ombros e braços são fortalecidos, os órgãos internos massageados aliviando problemas de indigestão e constipação.
 Fontes: Google images, Yatna Yoga, Angel Fire

Nenhum comentário:

Postar um comentário